quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Gatos, "quem somos nós?"


Astutos, observadores, atentos, soberanos, manhosos, discretos, imprevisíveis, ariscos, elegantes, doces, meigos, afectuosos, dedicados, ternurentos, traiçoeiros, rebeldes, independentes, livres e insubmissos. Uns têm sete vidas, outros nunca chegam a morrer...

“Os gatos entram e saem do poema como se não houvesse território mais familiar para fazerem as suas deambulações. Uns são tigrados, outros brancos, outros negros. Pelo meio também há errantes gatas de muitos cios. Todos eles são belos como os mais belos dos versos, porque são perfeitos como o fogo da própria criação”. 
(excerto do texto - Eugénio e os Gatos de uma Vida - in "Amados Gatos" de José Jorge Letria).

Foram muitos os que se apaixonaram por eles e os imortalizaram. Deixo-vos com este, espero que gostem.


GATO

Que fazes por aqui, ó gato?
Que ambiguidade vens explorar?
Senhor de ti, avanças, cauto,
meio agastado e sempre a disfarçar
o que afinal não tens e eu te empresto,
ó gato, pesadelo lento e lesto,
fofo no pelo, frio no olhar!

De que obscura força és a morada?
Qual o crime de que foste testemunha?
Que deus te deu a repentina unha
que rubrica esta mão, aquela cara?
Gato, cúmplice de um medo
ainda sem palavras, sem enredos,
quem somos nós, teus donos ou teus servos?

(Alexandre O’Neill)

Gatos, "quem somos nós, teus donos ou teus servos"? Aceitam-se tanto as respostas como sugestões de leitura.

20 comentários:

  1. Penso ser dona das minhas três felinas (e elas permitem que eu pense assim, astutas que são), mas no fundo, sou completamente dominada por seus encantos.

    "Viens, mon beau chat, sur mon coeur amoureux." (Charles Baudelaire)


    ;O)

    ResponderEliminar
  2. Estou como a Poupée Amélie!
    As minhas três gatas fazem-me o favor de me deixarem viver na casa que é delas! :-))
    Adoro gatos!
    Obrigada pelo texto e pelo poema

    ResponderEliminar
  3. Nenhuma das hipóteses. Para mim, vivemos em total simbiose, numa relação benéfica para ambas as partes: seria possível vivermos uns sem os outros, mas... não seria a mesma coisa :)

    ResponderEliminar
  4. Como é que um tufo de pêlo quentinho nos consegue despertar tanto amor?

    Como é sabido, também sou uma catlover....

    Gostei dos textos de hoje...
    Muito miaus.....

    ResponderEliminar
  5. Bom texto! É tudo isso e muito mais, o Gato !
    Se quiseres lê "o poema do gato" do Fernando Pessoa e os vários "estudos" sobre o poema ! :))
    .

    ResponderEliminar
  6. Rosa dos Ventos:
    Amor felino?
    Os meus gostam tanto de mim que às vezes até me bufam…
    :)

    ResponderEliminar
  7. Shorty:
    A seguir à Mia… és a minha “gatinha” preferida.
    :)

    ResponderEliminar
  8. Carol:
    Agora ainda não mas no inverno sabe bem ter um aquecedor desses no colo.
    :)

    ResponderEliminar
  9. Com um lindo salto
    Leve e seguro
    O gato passa
    Do chão ao muro
    Logo mudando
    De opinião
    Passa de novo
    Do muro ao chão
    E pisa e passa
    Cuidadoso, de mansinho
    Pega e corre, silencioso
    Atrás de um pobre passarinho
    E logo pára
    Como assombrado
    Depois dispara
    Pula de lado
    Se num novelo
    Fica enroscado
    Ouriça o pêlo, mal-humorado
    Um preguiçoso é o que ele é
    E gosta muito de cafuné
    Com um lindo salto
    Leve e seguro
    O gato passa
    Do chão ao muro
    Logo mudando
    De opinião
    Passa de novo
    Do muro ao chão
    E pisa e passa
    Cuidadoso, de mansinho
    Pega e corre, silencioso
    Atrás de um pobre passarinho
    E logo pára
    Como assombrado
    Depois dispara
    Pula de lado
    E quando à noite vem a fadiga
    Toma seu banho
    Passando a língua pela barriga

    O Gato
    Vinicius de Moraes

    ResponderEliminar
  10. Lindos os Poemas quer o de Alexandre O'Neill quer o de Vinicius de Morais...gostei mesmo muito!!!

    Admiro o carinho que tèm pelos vossos felinos(às vezes, se estou mais carente, até sinto inveja dessas ligações ternurentas) mas eu ...nem pensar ...sinto respeito, acho-os lindos, admiro-os, mas era incapaz de viver com eles...
    Agora a minha Mel, essa é outra coisa....vai passear comigo à rua, sobe por mim acima, brinca comigo,ladra.me para me puxar para as brincadeirs, é um delírio mas, dorme em casa da minha filha....é propriedade da minha filhota....eu, só nos intervalos de lazer...

    ResponderEliminar
  11. Para além dos poemas (óptimas escolhas, tanto o seu como os dos comentários)esse felino fabuloso que postou, andando sem sair do mesmo sítio, fez as minhas delícias.
    Se fosse a Shorty torcia o pescoço da Mia... (lol)

    ResponderEliminar
  12. Rogério Pereira:
    Como seria "a gata" que inspirou o poeta a escrever a Garota de Ipanema? Assanhada?
    :)

    ResponderEliminar
  13. Helena:
    As gatas cá de casa estão esterilizadas mas prometo-lhe que a primeira ninhada a nascer fica toda para si. Pode ser?
    :)

    ResponderEliminar
  14. Isabel Soares:
    A Shorty não iria querer que acontecesse algum mal à sua gatinha Minie...
    :)
    Quem? Eu???

    ResponderEliminar
  15. Acabo de reparar como a modéstia é apanágio da sua maneira de ser... (lol)

    ResponderEliminar
  16. Obrigada mas pode deixar esse legado a outra pessoa----eu agradeço mas dispenso!!!...Só quero a minha MEL!!!

    Abraço
    helena

    ResponderEliminar
  17. Isabel Soares:
    Sou mais a atirar para o humilde. Arrogância "é uma cena que não me assiste".
    :)

    ResponderEliminar
  18. Helena:
    Sendo assim, uma vez que as gatas estão esterilizadas..., não vou insistir.
    :)

    ResponderEliminar