Artista multifacetado que se dedicou às artes gráficas, plásticas, cerâmica, desenho, decoração, tendo produzido uma vasta obra, onde reflectiu de forma crítica o quotidiano cultural político e social do seu tempo.
Esta manhã desloquei-me ao Museu Bordalo Pinheiro (no Campo Grande) para cumprir uma promessa que tinha feito recentemente (a mim próprio). Comecei a visita através de um pequeno filme sobre a época e o artista.
Retrato de Rafael Bordalo Pinheiro Óleo s/ tela Columbano Bordalo Pinheiro 1981 |
Seguidamente pude contemplar a cerâmica, proveniente da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha, peças lindíssimas como esta Jarra Manuelina,
ou estes bustos,
ou estes pratos cestos com peixes.
Na sua obra gráfica o destaque vai para a figura do Zé Povinho, “alegoria tipificadora do Povo Português”, que o veio a notabilizar no país e no estrangeiro.
Quem não se lembra dos cartoons A Política: a Grande Porca; A Finança: o Grande Cão; A Economia: a Galinha Choca; A Retórica Parlamentar: O Grande Papagaio?
Tantos anos passados e a história a repetir-se... uma, duas, três..., tantas vezes. É caso para dizer já basta. "Toma!"
Isso é que é Kultura!!! Sempre a visitar museus e coisas lindas! Que bom! Pode continuar a mostrar-nos obras de arte.
ResponderEliminarDele não gosto de tudo. Mas tem trabalhos fabulosos e sui generis...
ResponderEliminarÉ único em Portugal:)
Isto sim, é gozar a aposentação! Bons passeios.
ResponderEliminarE o seu famoso manguito...
ResponderEliminarOlÁ!
ResponderEliminarNão tenho tido grande oportunidade de o visitar mas dei agora uma espreitadela....como sempre, dinâmico, inovador e didático; tenho de o revisitar com mais calma pois, dá-me muito prazer este dinamismo e esta diversificação de temas...é muito interessante!Parabéns.
Atualmente tenho andado por conta de muitos afazeres e da Gavetinha.......quero adiantar-me no meu relato de viagem....
Por agora é só para lhe dizer que gostei de fazer esta viagem virtual e recordar o que em anos atrás vi, mas na real!!!....
É bom , mesmo muito bom revisitar, embora virtualmente!
Tornei a gostar do que vi!...
Bom fim d semana
helena