sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O Meu Quintal Não Me Engana



A nogueira já deixou cair as primeiras nozes da época. A Puma e o Quimba (eu chamo-lhe Pimba), sortudos rafeiros cá de casa, são sempre os primeiros a prová-las.





Antes que os sôfregos e incontidos apetites caninos as façam desaparecer na totalidade convém ir colocando algumas de parte. Não minto se disser que agora nesta casa são mais as nozes que as vozes.




É tempo de apanhar os marmelos (gamboas) para que o ritual se cumpra. E com isto temos o Verão passado... 
Nestas e em tantas outras coisas o meu quintal não me engana. 

15 comentários:

  1. Que quintal abençoado!
    Eu aqui, em SP, nem quintal tenho!
    =/

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com uma díuvida. :)) Como é que o Puma e o Quimba descascam as nozes ?... Não deve ser muito fácil tirar o miolo ! :)))
    .

    ResponderEliminar
  3. Rui da Bica:
    Estas nozes têm casca mole e a Puma e o "Pimba" dentes duros. Mal ouvem uma a cair na calçada... zás!
    O último a chegar fica a perder.
    :)

    ResponderEliminar
  4. Belo quintal!
    Também tenho uma nogueira no quintal de uma velha casa que herdei com a minha irmã e é ela que trata da colheita e mas traz prontinhas!
    Sou uma sortuda!
    Quanto aos marmelos...estão noutro quintal que foi herança do parceiro.
    Já disse que este ano vou apanhá-los!
    Que os rituais do fim do Verão se cumpram de forma perfeita!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Os teu cães (???) comem nozes???


    Cada vez gosto mais de ti!!!!

    :)

    ResponderEliminar
  6. Rosa dos Ventos:
    (Uma confidência)
    Com os anos que já levo de casado ainda não consegui que a minha mulher faça marmelada, doce de tomate, ameixa, maçã... Eu bem ensino o pouco que sei mas... "sobra sempre para mim".
    Acha justo?
    :)

    ResponderEliminar
  7. M:
    Bem sei que eles as preferiam já descascadas...
    Bolas! O mundo também não é perfeito.
    :)

    ResponderEliminar
  8. Espero que para acompanhar as nozes, confeccione para o Puma e o Pimba doce de abóbora (lol)

    ResponderEliminar
  9. Isabel Soares:
    "Eles é mais" salgados que doces...
    mas agradeço e registo a sugestão.
    Quem sabe?...
    :)

    ResponderEliminar
  10. E, já agora, muito obrigada pelas nozes... São mesmo boas! Vou fazer um bolo... Muito, muito obrigada!

    Hei-de devolver a simpatia com marmelada...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Carol:
    Como não são tratadas... não aceito reclamações. :)
    Prescindo da marmelada (posso?) mas não da simpatia.
    Eu é que agradeço. Bem-haja!

    ResponderEliminar
  12. Bem lembrado... como meu costume anual, está na hora de fazer a Marmelada e Geleia... mas como não tenho quinta... vou ter que comprar os marmelos.
    Por acaso... por aí... não sobra nenhum? ;)))

    Bjos

    ResponderEliminar
  13. Isa GT:
    Para ser sincero ainda não apanhei nenhum mas... nunca se sabe.
    :)

    ResponderEliminar
  14. Mais de um ano tem esse post! E eu já mudei de blog 3 vezes. Adorei essa de manter o ritual, sou meio avessa a coisas planejadas, manter sempre um horário, os mesmos hábitos. Acabei por sentir que realmente não sou normal...
    Bem, pois boa sorte com as estações e seus ritmos!

    ResponderEliminar