sábado, 4 de julho de 2009

Praia do Pedrógão é única!

Cacimba? Hoje? Novamente? O Sol há dias, semanas, todo o mês, que teima em não abrir? O vento continua forte e a areia atinge-nos? O mar bravo e a água gelada afastam-nos e impedem-nos de molhar os pés? Os estrados e as estradas estão numa lástima? É difícil estacionar? A restauração sofrível e o comércio inexistente? Dos produtos expostos o que mais sobressai é a antipatia dos seus comerciantes? Mas afinal queriam o quê? O Algarve? A Costa do Sol? A Riviera Francesa?

Para, os distraídos e menos crentes, ressabiados e maldizentes, e tambem para os amantes do desporto, da fruta e dos doces, ora aí está o tira-teimas, a prova dos nove, a evidência, a cereja em cima do bolo. Após o inesquecível festival da sardinha, não me refiro ao fumo e cheiro que a todos contagia, eis que o Pedrógão volta a brilhar, desta feita com o andebol de praia, se bem que este ano, com algumas baixas de peso, quer por parte dos atletas quer por parte dos espectadores. E ainda há quem duvide que esta não é a melhor praia do concelho de Leiria?!...

Lá estão vocês de novo, pois e tal, que não há mais nenhuma no concelho..., eu sei. Por isso, e tambem pelo pouco que mostra e pelo muito que esconde, digo que ela é única.

2 comentários:

  1. Praia do Pedrógão! A praia da minha meninice... tantos banhos de mar (não a achava fria), tantas brincadeiras na areia com os meus irmãos e os e as amigas que o meu pai levava no carro, o "incrível" Citroën "arrastadeira" FL-15-07! Que saudades desse tempo em que as casas eram tão modestas, algumas com um pátio de areia da praia. Frequentei-a anos, até que um dia me surgiu uma crise enorme de alergia (urticária, bronquite e espirros) que me acompanhou uns largos anos e, então o meu médico, Dr. Rui Acácio da Luz, já falecido e cujo consultório era onde está hoje o Bar "Os Filipes", proíbiu-me
    de frequentar a citada praia por ser forte de mais em iodo, que me atacou o fígado e fez despoletar
    aquele problema de saúde. Horrível não poder ir à praia. Mais tarde, aí pelos meus 15 anos "mudei-me" para a Nazaré e por lá fui fazendo, com a família, as férias de verão. Quem vê hoje o Pedrógão e não conheceu esta praia como ela foi, nem imagina o que era: barcos grandes a entrar no mar, por vezez bem revolto e as mulheres a chorarem e a rezarem na areia. Quando se cerrava o nevoeiro, havia o pescador que assinalava O "PORTO SEGURO" para os que estavam na faina da pesca, fazendo soar um som, qualquer coisa como "ômm ômmm ômm..." soprando um grande búzio. E era através deste som que os pescadores também eram acordados de manhã cedo para irem ao mar... que recordações, Santo Deus!
    Como única praia de concelho de Leiria merecia melhor "sorte": restauração cativante, uma ou duas residenciais, uma piscina pública, de que ouço falar há "n" anos. Enfim, certamente os Leirienses têm o que merecem. Será?
    Eia! Como me alonguei. Chega.
    Cristina

    ResponderEliminar
  2. Mas afinal, a praia presta ou ñ? E babes?!?!? Tem babes????
    Ainda lá dou um salto!!!
    Ass.:Gaspar

    ResponderEliminar