sábado, 10 de janeiro de 2009

Efectivo

Recebi uma mensagem com esta simples palavra.

Matutei, pensei, reflecti, cismei… mas não decifrei o enigma. Por via das dúvidas, peguei no dicionário em busca da chave. Diz então o adjectivo: que tem efeito; real; positivo; certo; permanente; que está em exercício. Por seu lado, o substantivo afirma: aquilo que existe de facto; o número real ; conjunto de tropas que constituem uma unidade militar.

Militar?... Recordo a recruta… mais tarde a especialidade… Sim. Estivemos do mesmo lado na barricada, por vezes sozinhos, entregues a nós próprios, esquecidos… É isso. Encaixa que nem uma luva. Tropa! Missão! Código de Conduta!

Ao fim de três anos, sofridos, finalmente, a certeza do emprego. (dizia o outro “ Vai longe, vai longe… se tiver dinheiro para a viagem”) Dinheiro é o que lá não falta.

Embora na reserva, sabe que continuará a contar com o meu apoio, nem que seja apenas moral. Ganhou esta batalha mas não ignora que a guerra continua, que as armas serão cada vez mais sofisticadas. Combatente, leal, sem medo de enfrentar o inimigo, não baixará a guarda.

Não vaciles. Vai! Avança! A fuga é para a frente! Procura a Excelência!!!


Parabéns G.M

3 comentários:

  1. O semanário económico comprado por UM dia, deu nisso! Quando o Santana passou pela terra dele, deixou escola :)

    ResponderEliminar
  2. Li e reli para tentar chegar lá.
    Acho que percebi e se este post é dedicado a quem eu julgo... então ... fico muito contente e também digo : Parabéns G.!

    Any

    ResponderEliminar
  3. Pois...pois... tanta conversa, tanto elogio, tantos parabéns, mas quem tem de o aturar, educar, corrigir, enfim, mostrar-lhe a Excelência, enquanto vc's estão na "reserva" (ou para lá caminham) é q vai continuar a sofrer.

    Acho q o Semanário está em casa dele a forrar uma qquer gaveta de sapatos.
    Ass. Gaspar

    ResponderEliminar