quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Borda d' Água

“O mundo rural faz parte das raízes da nossa identidade colectiva. A sua preservação é fundamental”. (excerto da comunicação que o Sr. Presidente da República fez ao país no início deste ano).

Indirecta ao ministro da agricultura? Ignoro. Na parte que me toca “sacudo a água do capote”. Há muito que convivo com alfaces, brócolos, couves, grelos. Nabos também. Uma leitura, entre outras, que não dispenso é a do Borda d’Água”. Num estilo, diferente, rural, campestre, ou se preferirem labrego, da mesma forma com a sua sabedoria popular ele nos ensina. Se os meus dilectos leitores tiverem a paciência dos antigos e esperarem até Maio, bem pode ser que os mande “às favas” ou até mesmo às ervilhas. Nascidas já elas estão.

Nado e criado na cidade não renego as origens dos meus ancestrais.

1 comentário:

  1. Pensei que já tinhas deixado os nabos.
    Eu tb precisava de plantar uns alfobres de alfaces e couves...mas tudo a seu tempo.
    No entanto ñ deixo de aproveitar a oportunidade e dizer q até aceito um pratinho de favas com chouriço e entrecosto. Fico à espera até Maio. Comprometo-me em levar o regador... não daqueles comerciais, mas um da safra da quinta do meu papá... Pomada
    Ass. Gaspar

    ResponderEliminar