sábado, 27 de novembro de 2010

LIVRO - José Luís Peixoto

Hoje venho falar-vos de Livro que ainda não li e que acaba de me ser apresentado pelo seu próprio autor de uma forma bastante simples muito descontraída e não menos carinhosa.


A emigração portuguesa com destino a França nos anos 60 é o tema central deste romance e é através dele que José Luís Peixoto tenta entender a história de Portugal e a evolução do país nos últimos cinquenta anos. 


Deixo-vos com um dos excertos que o escritor nos leu esta tarde na Ardina e convido-os a fazer o mesmo que eu.


“No alto do cabeço, o barbeiro tirava o cigarro da boca, como se desembaraçasse do bigode, chegava-o ao pavio e fazia cara feia enquanto segurava o foguete de braço esticado, a jorrar fagulhas, antes de o largar. Era um bicho ruim que queria ser solto. Mal podia, num ruído de lixa, esfregava-se no ar e estourava uma bola de fumo no céu, espécie de nuvem anã. De pescoço dobrado para trás, o Ilídio e o Cosme encostavam as mãos à testa para verem esse efeito. A cana, desarmada, indefesa, via-se sem pé e deixava-se cair sobre os campos, coitada.”


Boas leituras!

2 comentários:

  1. Gosto imenso de José Luís Peixoto!
    Ouvi-o uma vez, na ARQUIVO,falar de um livro seu, cuja apresentação foi feita e muitíssimo bem feita por Cristina Nobre e, desde logo me prendeu!Nesta altura, J.L.P.ainda não tinha a projeção que tem hoje (foi antes de receber o prémio José Saramago).Nesse livro J. L. P. mostrava muito sofrimento, pois tinha-lhe morrido o Pai há pouco mas a sua prosa poética encantou-me...penso que foi em 97 com o livro "Morreste.me"! Achei-O espetacular!
    Desde então, J. L. P.surpreende sempre pela positiva!
    Abraço Helena

    ResponderEliminar