terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O Meu Presépio de Natal


Nesta quadra, outrora muito querida para mim, gostaria de partilhar convosco o Meu Presépio de Natal e também, porque não me deixam indiferente, estes escritos de Miguel Torga.



"A braços com os meus fantasmas, que nunca deixam de estar presentes nesta data, vou atiçando o lume da lareira. É meu Pai, é minha Mãe, é meu Avô… Estão sentados a meu lado, calados, num recolhimento letal. Vieram porque eu vim, e como há muito me disseram tudo o que tinham a dizer, fazem-me apenas companhia. É uma consoada que não compartilha o resto da família, que já dorme. A noite é comprida, e nenhum de nós tem pressa. E vamos deixando correr as horas sacrais, à espera da luz da manhã. Nela, eles regressarão discretamente ao mundo tranquilo dos mortos e eu acordarei estremunhado no mundo inquietante dos vivos. Até que outro Natal nos junte de novo, aqui ainda, unidos pela minha memória, ou lá onde os imagino lembrados de mim no eterno esquecimento. "

S. Martinho de Anta, 24 de Dezembro de 1977 – Miguel Torga

4 comentários:

  1. O Natal é propício à nostalgia, Rui, mas o principal é saber que amanhã será outro dia, e que a vida continua, com mais ou menos saudade dos que partiram.

    Um grande abraço e feliz Natal.

    ResponderEliminar
  2. Apesar de para muitos ser uma época de festejos e alegria, nada melhor do que ver algo diferente, da imaginação criadora de quem tem estado a dar muitos indícios de que para além de pintor tem muita mais arte "no bico", aliás atrás do bigode!
    Umas boas Boas Festas para ti e para todos os familiares e amigos!

    ResponderEliminar
  3. NATAL!! Mais um ano que passa, diferente de outros tantos anteriores! É difícil, muito difícil, apesar de eu tentar superar tudo isso, mas é complicado. Foram muitos anos e felizes e catorze dos quais com calor, em clima tropical, o que para muita gente será inimaginável, mas o engraçado de tudo isso é que "sabia" na mesma a Natal.Mas vamos voltar ao presente e comentar o teu trabalho, Rui. Está lindo e não há dúvida que está um artista a despontar... e eu que gosto de pintura, mais propriamente de desenhar, ainda não me atrevi por medo, falta de confiança em mim sei lá, "medo de fazer feio", como dizem os brasileiros. Tenho que começar a riscar para ver o que dá...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Rui, não poderia ser diferente...lindo presépio! Que seu Natal seja feliz ao lado dos seus e que o ano que se aproxima traga com ele muito sucesso, alegria, paz, saúde e amor!!!!

    Beijos

    ResponderEliminar