segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Caim / José Saramago

É a primeira vez que compro um livro e o leio no mesmo dia do seu lançamento.A história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele”.

A idade não lhe turvou as ideias, pelo contrário, acentuou-lhe convicções, e, as reacções ao seu novo livro não se fizeram esperar.

Se, “as águas paradas não movem moinhos”, criam lodo e mosquitos, então prefiro as revoltas mesmo sabendo que sou dado a enjoos.

3 comentários:

  1. Saramago afirma que é "contra toda e qualquer religião" e diz que quer: "Acabar com elas". A idade avançada vai dificultar-lhe a tarefa, mas ele pelo menos, vai tentar. Numa altura da vida, em que muitos já arrumaram as botas, ele continua a provocar, criticar e a dar aos seus "inimigos" razões para o continuarem a detestar. Se por um lado admiro a sua determinação, por outro e pode parecer estranho, encontro nele argumentos/comportamentos semelhantes aos de um fanático religioso. O Nobel da Paz nunca podia ser para ele.

    1 bj.
    guida

    ResponderEliminar
  2. De um lado as Cruzadas, a Guerra Santa, a Inquisição… do outro, apenas um velho, muito lúcido, com sua pena na mão. Perante a diferença de forças em confronto quem é o fraco ou o forte, o carrasco ou a vítima?

    “Insondáveis são os desígnios do Senhor…”

    ResponderEliminar
  3. Está tudo como certamente foi premeditado!
    Estas picardias serão seguramente a melhor promoção para a venda do livro.
    Agora digam lá que o homem não é esperto, apesar de aparentemente estar mais para lá do que para cá!

    ResponderEliminar