quarta-feira, 29 de maio de 2013

Conhecimento

(La Coruña, 19.05.2013)

Conhecimento 

fiz no teu corpo à noite a travessia
de mares e céus e terras e vulcões
e em breve rodopio as estações
detinham-se esquecidas e foi dia

a memória das praias e florestas
perpassou-me na pele e entranhou-se
como um suave afago que assim fosse
espuma que ficou de iras honestas
  
e ao despertar de tanta sonolência
formou-se devagar esta canção
para entreter de novo o coração
tão paciente em sua impaciência
 
até que sendo noite eu atravesso
uma outra vez o mundo, o mar, o vento.
amar é sempre mais conhecimento
e conhecer é tudo o que eu te peço.

(Vasco Graça Moura)

28 comentários:

  1. Gosto dele como poeta e também aprecio alguns dos seus escritos agora como ideólogo não morro de amores por ele!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Não tenho nada da poesia de Vasco Graça Moura, mas em cada vez que o leio, fica mais perto comprá-lo:)
    Que há muita maneira de conhecer e só uma se pede.
    Bom Dia

    ResponderEliminar
  3. Lindo poema que já virou até musica, sabia Rui?

    Quanto a foto é belíssima!!

    Ótima quarta-feira para vc!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Uma linda imagem que se segue na companhia de uma bela poesia.
    Quanto a Vasco Graça Moura o que tenho a dizer é que concordo plenamente com a visão crítica dele em relação ao acordo ortográfico e acredito que a maioria dos brasileiros também.
    beijos
    Joelma

    ResponderEliminar
  5. bea:
    Ainda há escritores que não se vendem...
    :)

    ResponderEliminar
  6. flor de cristal:
    Alguns poetas "são uns grandes músicos"...
    :)

    ResponderEliminar
  7. Ateliê Tribo de Judá:
    Não simpatizo muito com o Vasco Moura, o que não deixa de ter Graça...
    :)

    ResponderEliminar
  8. Um grande poema de amor de um homem por quem não "morro de amores"....mas a verdade é que ele escreve lindamente.Intriga-me como o ideólogo parece estar tão distante do poeta.
    Bela foto da Coruña!

    ResponderEliminar
  9. Há já uns posts anteriores que me tinha apercebido que andava, de novo, no ailó, por terras de Espanha! Espero que tenha corrido tudo pelo melhor (parece que sim, bastando olhar para a foto que aqui pôs...).

    ResponderEliminar
  10. Oi Rui
    Um escritor que transita por várias modalidades da escrita e não tenho nenhum livro dele ainda, mas sempre que busco poesias as dele me tocam de algum modo;
    os poetas são imaginativos e tem a licença poética de versar sobre desejos inconfessos de maneira simples e livre, Bonito esse amor que atravessa mares.
    abraço Rui
    La Coruña_ bela foto castelhana ,com seus relexos prateados na noite.

    ResponderEliminar
  11. Laura Santos:
    Nunca me identifiquei com os seus ideais mas este poema diz-me muito.
    E olhe que eu nem sou como o Relvas, que "norteia a sua vida pela procura do conhecimento"... (que é feito dele?)
    :)

    ResponderEliminar
  12. SilvaRocha:
    Correu tudo bem. Claro que não são as temperaturas de Moçambique… mas já estava pronto para outra.
    :)

    ResponderEliminar
  13. Lis:
    Conheces Nuno Júdice? “Bate-o” aos pontos, digo eu que não percebo nada de boxe.
    :)

    ResponderEliminar
  14. Se há pessoas com quem não simpatizo é com o autor do poema! :( No entanto, ache"ESTE" fabuloso! É maravilhoso; não conhecia.... posso levar?

    Abraço
    mhelena

    ResponderEliminar
  15. AH! Adorei a parte antiga de BILBAO! gOSTEI IMENSO....

    mhelena

    ResponderEliminar
  16. Peço desculpa!Enganei-me; claro que o comentário que aqui deixei era para colocar no comentário de BILBAO!

    ResponderEliminar
  17. Helena:
    Mi blog es su blog.
    Pode levar à vontade que não digo nada ao Vasco.
    :)

    ResponderEliminar
  18. Gosto de o ler, tem poemas que gosto imenso, mas como ideólogo não sou fã.

    beijnho e uma flor

    ResponderEliminar
  19. É inevitável falar-se do Novo Acordo Ortográfico quando se fala de VGM.
    Um lutador incansável contra o NAO.
    Uma coisa estranho eu, que não sou nem filólogo nem literato na verdadeira ace(p)ção da palavra.

    Onde é que estavam estes crânios quando se discutiu o novo acordo? Porque é que a Lei aprovada na AR não foi ao Tribunal Constitucional?!

    Agora, que já anda tanta gente a escrever segundo o NAO é que vêm gritar aqui d´el Rei que querem acabar com a Língua Portuguesa?

    Agora que o Vasco Graça Moura é um portento como escritor versátil, poeta e ensaísta, lá isso não haja dúvidas!

    Estou particularmente interessado em ler com cuidado e sem pressas o livro recentemente publicado, "Discursos vários poéticos"; estou a aprender muito com esta leitura...

    ResponderEliminar
  20. Olá Rui, lindo poema. Aproveite a viagem nesta cidade encantadora :-)

    ResponderEliminar
  21. Obrigada Rui pela sua simpatia!

    Então vou levar!

    Um Abraço!

    ResponderEliminar
  22. Flor de Jasmim:
    A opinião parece ser unânime...
    :)

    ResponderEliminar
  23. as-nunes:
    Nesse aspecto há que lhe fazer justiça. A quem serve o A.O.?

    ResponderEliminar
  24. Elis Dias:
    Já aproveitei, agora restam as lembranças.
    :)

    ResponderEliminar
  25. Que lindo Rui

    Atravessar o mundo, o mar o vento um voo dos sonhos.

    Um lindo dia para você.

    ResponderEliminar