sexta-feira, 11 de março de 2011

As Quatro Estações do David e do Vivaldi





Sugestão para o fim-de-semana: este livro de contos de David Mourão Ferreira. Vera, Wanda, Beatriz e Erika, quatro personagens femininas que representam as quatro estações do ano, i.e., a Vida. 





(para abrir o apetite)

“...Não deixava de me agradar, como preâmbulo, aquele prometedor emprego de reticências. O mais detestável nas mulheres que já ultrapassaram os quarenta, costuma ser, durante o exórdio, o abuso dos dois pontos; e o ponto de exclamação, esse apenas se tolera até aos vinte e cinco. Mas as reticências, em qualquer idade, são ainda o melhor: pedras soltas colocadas no leito do rio, entre as duas margens, que por um lado facilitam a travessia e por outro lhe dão um semblante de aventura. Só mais tarde, se for caso disso, é que verdadeiras pontes devem ser lançadas. Há que nos contentarmos, de princípio, em ir saltando de pedra em pedra. Assim passei do vestíbulo para a sala de estar...”

(depois deixe-se relaxar com a música...)

4 comentários:

  1. Não conhecia este título, mas deve ser bem interessante. Este autor era exímio a falar de mulheres. O meu favoriro dele foi mesmo "Um Amor Feliz" - uma maravilha!

    ResponderEliminar
  2. Estou a roer-me de curiosidade! Acho que vai ser mais um a aumentar a coluna dos que se encontram à espera de vez...

    ResponderEliminar
  3. Todas elas incompreensíveis, aposto! Mas sempre maravilhosas...

    ResponderEliminar