quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Meu Pai

Há quem diga que para um homem ser completo deve fazer três coisas na sua vida: “plantar uma árvore, ser pai, escrever um livro”.

Se o meu pai hoje fosse vivo faria anos e seguramente a família juntava-se para lhe cantar os parabéns. Mas este dia, é apenas mais um que se desfolha como tantos outros, não será jamais o do aniversário do meu pai.

Permitam-me partilhar convosco este auto-retrato que ele fez em 1965.


Auto-Retrato aos Quarenta

Permaneci saudoso a recordar
O que passei na doce mocidade
Na minha aldeia perto da cidade
P´ra onde fui ao tempo labutar

Não havia por certo no lugar
Garoto mais travesso na idade,
Afirmo-o com vergonha, sem vaidade,
Para que bem se possa ajuizar

A traquina juventude se enlaçou
Com laivos de malícia, saltitando,
Até que em claro momento se alterou…

Outros anos depois foram passando,
Mas a lição aprendida resultou
Na graça que me vem orientando

Manuel Jerónimo Pascoal 
 in Recortes de Uma Paixão - Testemunhos de 50 Anos de Jornalismo

Sem comentários:

Enviar um comentário