quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Milagrário Pessoal de José Eduardo Agualusa

Há quem considere este livro “um ensaio sobre a língua portuguesa disfarçado de romance”.  

Um professor universitário, já reformado, tenta ajudar uma antiga aluna num trabalho sobre neologismos, mas vai sempre arranjando novos pretextos para que este se arraste e, desta forma, poder estar mais tempo com ela. “A língua é um corpo vivo mas Iara também”.

 “… as línguas desenvolvem-se, evoluem, alimentando-se de outras. A língua portuguesa, em particular, recolheu palavras do mundo inteiro.” … “ O milagre é que esta língua seja tantas línguas, que tantas línguas sejam uma só língua. Um enigma que Agualusa compara ao mais poético dos enigmas: a linguagem dos pássaros.

Trata-se no fundo de uma viagem feita através da nossa língua, ao longo da sua extensa história, onde todos nós, românticos ou não, embarcámos um dia.



4 comentários:

  1. Obrigada pela informação. Hei-de ler. Adoro coisas sobre a língua. "A minha Pátria é a minha língua"

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por mais esse grande presente, vc me fez conhecer mais um pouco sobre A lingua Portuguesa...
    Deixo te algo.."Somos pequenos diante dos percalços que a vida as vezes nos oferta, mas grandiosos diante dos mesmos percalços quando afligem nossos semelhantes. Pelo menos é assim que deveríamos ser, pois é diante dos percalços que reconhecemos os amigos. Só assim, juntos somos capazes de vencermos todos os percalços da vida. Um ajudando o outro, não importando a situação, e lembre se, até com palavras ajudamos um amigo numa situação dificil" Esse pensamento está no site recanto das letras...Beijos

    ResponderEliminar
  3. Nossa rica e difícil língua portuguesa. Quanto ao Caetano, suspeitíssima pra falar qualquer coisa. Adoro!
    Beijos, Rui!
    *__*

    ResponderEliminar