quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ai Portugal, Portugal!

Na minha “rotina matinal” fazem parte a agricultura no quintal alternada com uma ida à piscina, i.e., dou cabo das minhas hérnias discais num dia e tento concertá-las no outro. Uma coisa que não dispenso, da qual me privei na semana passada, é da ida à bica, onde tento sem nunca o conseguir pôr a leitura em dia. Com a manhã bastante adiantada e já próximo da hora de saída da empregada doméstica ainda passo por um super-mercado perto de casa. Este é um hábito que mantenho desde que me reformei e que a minha cara-metade muito se regozija, poupo-lhe trabalho, dinheiro e, mais importante, ainda lhe soluciono esse problema - “que é que vamos comer logo?”
  
Com os meninos fora de casa, ele de férias na Madeira e ela a “veranear” em Aahrus  mais o seu Erasmus, as compras hoje resumiram-se a pão, cenouras, duas postas de peixe-espada, mais duas postas de salmão, bananas, pêssegos maracotão e uvas D. Maria. À saída quando passei pela caixa para pagar e vi a importância não pude deixar de sorrir, dos vinte euros que entreguei ainda recebi troco.

A semana passada, numa loja de conveniência da cadeia “Seven Eleven”, quando paguei (DKK 8) mais de um euro por uma simples banana, ou cinco euros por um “caffee lattee” confirmou aquilo que há muito já sabia e me fez lembrar o romance “A Jangada de Pedra”, de José Saramago. 

Não restam dúvidas que a Península Ibérica (Portugal), se afasta cada vez mais, cultural, social ou economicamente do resto do continente europeu.


3 comentários:

  1. Com a publicidade que eu faço aos "preços baixos", o mais provável é a economia do país melhorar consideravelmente durante o próximo ano... ;)

    ResponderEliminar
  2. Quando tu regressares... não duvides que a nossa economia vai mesmo melhorar!
    :)

    ResponderEliminar
  3. Como estamos cerca de cinquenta anos atrasados, em relação ao resto dos países europeus, está mais que visto que nunca mais lá chegamos...
    Lá teremos que gastar menos que eles!
    A Santa Sogrinha

    ResponderEliminar