quarta-feira, 18 de agosto de 2010

“Mens Sana in Corpore Sano”



Não gosto de ginásios e nada tenho contra quem os frequenta. Esta antipatia já vem de longe. Em miúdo preferi sempre a "chicha", dessem-me antes uma bolinha não me viessem cá com argolas nem barras nem trapézios, isso era tudo demasiado rígido e severo para mim, mas não tanto quanto a Mocidade Portuguesa onde íamos “… cantando e rindo…” mas “Levados, levados, sim”. Apesar desta incompatibilidade com os aparelhos nunca deixei de apreciar um belo corpo e é precisamente aqui que podem surgir as primeiras dúvidas, ou problemas.

Afinal o que é a Beleza? Filosoficamente falando havia aqui pano para mangas (cavas, curtas ou compridas), e eu, que também sei que nada sei de filosofia ou costura, nem me atrevo a mandar palpites ou tirar medidas. Platão, Sócrates, Kant lá tinham as suas ideias e eu cá tenho as minhas.

“Mens Sana in Corpore Sano”. É ao recordar esta frase da cultura grega que eu fraquejo e me sinto tentado a entrar nesses santuários do culto dos corpos lisos sem pregas ou celulite e, não é a falta de fé que me tem impedido de o fazer é, acima de tudo, saber o que lhes aconteceu. Estarei a ser demasiado severo comigo e com eles?



3 comentários:

  1. O problema dos ginásios é que são mal utilizados. Em vez das pessoas os frequentarem para manter a sua forma física, utilizam-nos para que os outros vejam a sua forma física. E, apesar de parece igual, faz toda a diferença.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. "CHI, PATRÂO" isto já não é "pour moi"!! Aqueles saltos todos acabavam com o resto da minha "espinha dorsal"! Agora só se for "TAI CHI" (não sei se é assim que se escreve, mas dá para perceber... uma perna levantada devagarinho, depois a outra (mas convém ter a que levantaste primeiro, já no chão, porque..."tás a ver não tás"... já não digo mais asneiras hoje.
    Inté.
    Beijinhos

    Sogra (a malvada)

    ResponderEliminar
  3. eh lá...isto não é culto do corpo liso e não sei quê. Tenho uma saudade doida destas bolas onde rebolava e agora já não vou poder.A vida me encontrou sem limites demais e logo me trouxe outro freio. Nem precisei pedir. Uma querida, a vidinha.

    ResponderEliminar