domingo, 16 de janeiro de 2011

O Sorriso do Lagarto


Este título, nada tem a ver comigo ou com o meu clube lembra-me uma anedota que o Juca Chaves contava sobre a hiena, foi o último livro que eu li. O seu autor é João Ubaldo Ribeiro, brasileiro, vencedor do Prémio Camões em 2008 atribuído pelo valor da sua obra literária, hoje comparado por muitos a Jorge Amado.

A sua escrita está repleta de ironia e humor. Depois de ter lido “Viva o Povo Brasileiro” e “A Casa dos Budas Ditosos” chegou a vez deste “O Sorriso do Lagarto”.

Este livro é um romance que gira em torno de um triângulo amoroso constituído por um biólogo excêntrico e solteirão, um político corrupto e a esposa, que há muito o deixou de amar. A estes personagens junta-se ainda um cientista que se dedica a experiências genéticas, mistura de humanos com chimpanzés e cujos resultados são autênticas aberrações. A ambição humana, o amor, a traição e o mistério são os temperos desta obra, desta actualidade, onde o mal acaba por triunfar.

Perguntarão vocês, afinal de que ri o lagarto? Garanto-vos que não é seguramente pelo resultado obtido ontem à noite em Alvalade…

2 comentários:

  1. Ó meu deus! Aquilo ontem em Alvalade não é para comentar...
    Quanto ao autor do "Sorriso do Lagarto" nunca li nada dele. Não sou muito nacionalista mas prefiro sempre ler autores portugueses e depois não me sobra o tempo para os outros.
    Mas por lagarto, li foi "A Cova do Lagarto" da Filomena Marona Beja sobre a vida louca de Duarte Pacheco e gostei muito.

    ResponderEliminar
  2. Conseguiu intrigar-me! quando vi o livro à venda, gostei da irreverência do título e estive vais não vai para o adquirir. Acho que agora vai mesmo! A pilha de livros que quero ler ainda não chega ao tecto do meu quarto, sempre cabe mais um na mesa de cabeceira!

    ResponderEliminar