terça-feira, 26 de abril de 2011

"Um Amor Feliz" - Um Livro à Minha Medida

Acabada a leitura deste romance “Um Amor Feliz” de David Mourão Ferreira, veio-me à memória a história do pronto-a-vestir e dos Livros à medida dos leitores.

Quando fiz treze anos os meus pais ofereceram-me um conjunto da Levi-Strauss, calça e blusão de bombazina (este quase me tapava as mãos) num tom esverdeado (como sou daltónico até podia ser castanho mas para mim era verde), que foi comprado na loja de pronto-a-vestir da Fetal, onde hoje está o Millennium, na Avenida Heróis de Angola. A esta distância não consigo vislumbrar as outras prendas, é muito provável ter também recebido algum livro, não me recordo, mas a ter acontecido não deveria ser “para o meu tamanho”. Nesses tempos e para desgosto dos meus progenitores, eu não era muito dado a leituras, em vez de me aplicar e “abrir a cabeça” preferia antes abrir solas aos sapatos, principalmente o direito, sapatilhas era coisa para as aulas de ginástica e quem não as levasse tinha falta de material.

Vá lá, deliciem-se: 

"É de toda a maneira um daqueles livros que mais me fazem sonhar sobre a maravilha que deve ser escrever um livro: a invenção dentro da memória; a memória dentro da invenção; e toda a cavalgada de uma grande fuga, todo esse prodígio de umas poligâmicas núpcias, secretas e arrebatadas, com a feminina multidão das palavras: as que se entregam, as que se esquivam; as que é preciso perseguir, seduzir, ludibriar; as que por fim se deixam capturar, palpar, despir, penetrar e sorver, assim proporcionando, antes de se evaporarem, as horas supremas de um amor feliz. Não há matéria mais carnalmente incorpórea; nem outra mais disposta a por amor ser fecundada.”

 Não querendo ser vaidoso, este livro assentou-me que nem uma luva! Não é de admirar, com este corpinho, agora, qualquer trapinho me fica bem.

Boas Leituras!

9 comentários:

  1. Li há uns anos este romance e li-o de um folgo. Muito bom, sem dúvida, mas acho que só um homem lhe chamaria "Um Amor Feliz". As mulheres têm muita dificuldade em gerir a incerteza.

    ResponderEliminar
  2. Diz o roto para o nu... Um Rafeiro que se perfuma... Gosto de pessoa com a auto estima elevada. Para nos apoucarem chega "o dos olhos azuis" e seus muchachos. Até ando com ganas de atirar à parede (até que se desfaça) o último romance de Joanne Harris!

    ResponderEliminar
  3. Isabel:
    Tenho imensas dúvidas e apenas uma certeza. Essa pode esperar.
    :)

    ResponderEliminar
  4. Isabel:
    Para não correr o risco de estragar as paredes só aceito sugestões de bons livros.
    :)

    ResponderEliminar
  5. ADOREI esse livro! Acho que também o li de uma esquentada só. Muito bom!
    Mas vaidoso, vaidoso era o seu autor! Era professor lá em Letras quando por lá andei. Muito vaidoso, mesmo. Mas escrevia tão bem!

    ResponderEliminar