sexta-feira, 29 de abril de 2011

EUGENIATURAS

Não fiquem à porta, façam o favor de entrar.


Encontra-se patente no Edifício do Banco de Portugal em Leiria e até 23 de Maio uma exposição de caricaturas, sobre “Os Portugueses, esses grandes filhos da mãe, pá!”


São desenhos com texto e legendas sobre a rapaziada da nossa Praça, estão lá “os que nos dão música”, “os que metem dó, ré… mi… fá…”, “para quem olhamos de lado”,


“os tipos da golden chair”, “os que estão com graça ou na prateleira… dourada”, “os grandes maestros”, “a malta da bola”, “os do falatório”, “os teles… dos jornais”, "quem escreve assim não é gago", 


“os ourolímpicos”, “o pessoal que só faz fitas”, “os profissionais do risco”, “o abominável homem das neves”, "a pintarolas"


“as vozes da rádio mas não do FMI estéreo”, “os que guardam o nosso dinheiro”, “os donos do nosso dinheiro”, "a malta que está na moda", o "lixo cor de rosa",


 “gente hospitaleira” e muito mais do que isso..., outros adereços.


Esta exposição "constitui, no fundo, uma crítica político-social e é um retrato actual da nossa sociedade, no seu melhor e no seu pior". Merece ser visitada!


(Entrada Livre)

8 comentários:

  1. Simplesmente magnífico...a caricatura, não é mais que retratar algo, com uma visão mais apurada. Ainda não descobri qual a mais correcta, aquela que vemos, ou aquela que fazemos de cont que vemos. Um bom caricaturista, só retrata a realidade, um pouco mais ampliada em algumas perspetivas..

    ResponderEliminar
  2. Tomaluko:
    Eu a retratar só mesmo com a máquina fotográfica.
    :)

    ResponderEliminar
  3. Normalmente não perco as exposições neste belo edifício tão bem adaptado a estas "coisas"!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela informação. Tenho de ir ver. Sou mesmo distraída!

    ResponderEliminar
  5. Em nome dos EUGÉNIOS e em meu próprio, Luís Gamelas, autor dos "bonecos" fica o agradecimento pela promoção que este blog faz da exposição EUGENIATURAS - os portugueses, esses grandes filhos da mãe, pá!

    ResponderEliminar
  6. Sim merece ser visitada!
    Depois de ter lido o que escreveu sobre a expo, fiquei curiosa e fui espreitar....achei-a muito interessante; as caricaturas estão o máximo, mas vi-a tão a correr que tenciono voltar com mais tempo.
    Obrigada pela informação!
    Bom regresso de férias, que devem ter sido muito agradáveis com toda essa beleza das flores naturais...
    Até teve direito a tapete para despedida...não é para todos...

    ResponderEliminar