segunda-feira, 2 de março de 2009

Daltonismo

Recebi da parte de um amigo um “email” com um “link” sobre esta temática o que me fez olhar, uma vez mais, para as famosas tabelas de Hishiara (aqui). Se no passado a minha incapacidade perante estes testes era notória, o presente só veio uma vez mais confirmá-la. Dos 24 cartões acertei sem qualquer dificuldade no primeiro e no último, vacilei no segundo e terceiro. Os restantes, nem vê-los!

“O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar da lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica”.

Fazendo uma breve pesquisa sobre este assunto verifiquei que nem tudo são desvantagens, pois estudos efectuados afirmam que os daltónicos possuem uma visão nocturna superior a uma pessoa normal. Mais, um artigo publicado na BBC diz que o daltonismo pode representar uma vantagem evolutiva sobre as pessoas de visão normal… (também não é preciso exagerar!).

Felizmente que a minha visão não é acromática e que posso ver, para alem do preto, do branco e do cinzento, a vida colorida. À minha maneira, claro!

1 comentário:

  1. Depois de conviver contigo alguns anos (que nunca poderei afirmar terem sido os melhores da minha vida!!!), olho para a teoria da lesão neurológica e ... faz todo o sentido!!!
    Ass.: Gaspar

    ResponderEliminar