sábado, 19 de fevereiro de 2011

Desvendar o Enigma

Vamos lá desvendar o enigma. Reconheço que as fotos colocadas não facilitaram a vossa tarefa mas perante investigadores do vosso calibre e pontaria acertar no alvo era só uma questão de tempo. 

A M. a abrir referiu a igreja (alusão à Virgem Maria?), O Rafeiro cheirou a pista, a Carol seguiu o rasto, o Rocha identificou estilo e sexos, e por último a Rosa dos Ventos com seus pontos cardeais confirmou a solução indicando tratar-se do portal sul. 

É efectivamente o Mosteiro de Santa Maria da Vitória (mais conhecido por Mosteiro da Batalha), exemplo da arquitectura gótica tardia portuguesa, ou manuelino, classificado pelo IPPAR Monumento Nacional desde 1910 e que foi considerado Património Mundial pela UNESCO em 2007.

Resta-me agradecer aos que participaram com o seu palpite e também a todos os outros que não ousaram fazê-lo. 

(se ampliarem esta foto está lá tudo)

6 comentários:

  1. Estou desiludido comigo próprio. Na realidade, não posso deixar de lamentar desconhecer o «quadro» das figuras humanas. Desconhecendo esse pormenor, a outra fotografia pouco ajudava, face às proporções do motivo, uma vez que será muito difícil captar, à vista desarmada tal pormenor. Mas gostei do desafio e espero outros. Parabéns ao Rui e a quem acertou.

    ResponderEliminar
  2. Rocha:

    Não se "martirize" mais, tire o "cilício" e parta para outra.
    :)

    ResponderEliminar
  3. É o que eu digo: não me estou a sair muito mal... mas cofesso que sou fraquinha em enigmas. Essa do cilício é forte... coitado do amigo Rocha!

    ResponderEliminar
  4. Carol:
    O cilício é forte? Mais forte é o Rocha, um autêntico rochedo.
    :)

    ResponderEliminar